Viagem ao fim da noite (notas para um ensaio)
O terrível, sob o previsível,
quando um livro traz em si
um testemunho mais poderoso
que qualquer ficção
Quando tudo o que é humano torna-se no fim
uma enorme e dolorosa ferida
A denúncia da guerra, das vilezas
e a sede de sangue que marca nossa espécie
Como abordar uma obra com
esse peso todo sem sentir por dentro
os redemoinhos das tripas
em revolução recusando-se
a digerir a essência do que nos tornamos
coletivamente
A ousadia de estilo, a forma
original da narrativa, que mescla oralidade
da rua com momentos de erudição e um cinismo de derreter concreto
A hiper-consciência de um autor como Céline,
o senso crítico elaborado, a agudeza da visão
sobre o caráter humano e seus desdobramentos
A experiência autobiográfica de lutar na primeira guerra, e a perda de qualquer fé na humanidade.
A inacreditável aproximação final com o nazismo durante a segunda guerra e a trágica
execração de um gênio literário
A ambiguidade sempre presente das questões: vida x arte, ética x estética , desde o conflito do Fausto , ainda irresolúvel