direitos autorais



 Todos os textos deste blog são autorais e registrados pelo

 AVCTORIS INTERNATIONAL




Informação básica, para conhecimento geral: este blog é autoral e encontra-se protegido. Os textos discriminados com "publicado em", trazem a referência dos títulos dos livros digitais registrados em que foram publicados pelo sistema de registro internacional "AVCTORIS", conforme link abaixo, com comprovação de antecedência e originalidade para cópias gravadas em arquivos de dados independentes criptografados em QR-CODE. Os demais textos, sem referência específica, são publicações aleatórias feitas diretamente no próprio blog, e podem ser divulgados, desde que  observando-se a atribuição de direitos "Creative Commons" e sem finalidade lucrativa,  citada a fonte:

"Atribuição-Uso não-Comercial-Compartilhamento: Você pode copiar,distribuir, reproduzir e criar obras derivadas, contanto que você dê crédito ao autor original, não use essa obra para fins comerciais e se você alterar, transformar ou criar uma nova obra baseada na original,você só poderá distribuí-la sob a mesma licença"

Devido a alguns eventos recentes, relacionados ao uso de material deste blog de forma não autorizada, não sendo a primeira vez, e não sendo evento fortuito, mas deliberado e continuado, e não se dispondo o (s) usuário(s) sequer a citar(em) a fonte, conforme manda a lei e o bom senso, estamos alertando neste primeiro momento "de boa", como se diz, para que no futuro tais situações constrangedoras cessem, de modo a se evitar aborrecimentos e eventuais demandas judiciais, conforme o caso.

Não se trata, a rigor, de uma questão de ordem financeira, nem está em questão a discussão ontológica do termo "autor", mas sim a ordem prática de procedimentos e regulações necessárias ao reconhecimento do ofício da escrita, em consonância com o que defende, enquanto categoria, a absoluta maioria dos escritores hoje residentes em território nacional, prescrição aliás observada em todo o ocidente. 

É do conhecimento de todos que os assim chamados "blogs autorais", também recebem no Brasil o mesmo tratamento legal e protetivo dos livros e  teses impressas e publicadas, gravações em mídia de Cd's ou disponibilização de áudios musicais ou vídeos em sites específicos, exposição de imagens, dança, teatro, performances etc, hoje amplamente divulgados pela internet.

É justamente por conta dessa louvável facilidade de produção e distribuição e em razão dessa proteção que mais e mais pessoas todos os dias se arvoram na criação e divulgação dos seus trabalhos beneficiando-se, como artistas, dessa forma direta e simples de se expressarem pela disponibilização direta de conteúdo, e beneficiando também o consumidor, o espectador, o apreciador  de todo tipo de arte, pela facilidade de obter o produto final normalmente sem custo ou a um custo extremamente baixo, uma forma da produção sair  diretamente do criador para o seu público, tornando muito mais rico o cenário polivalente das vertentes artísticas na contemporaneidade ao disponibilizar  o fruto da sua árdua pesquisa e experimentação e estimulando, com isso, o artista a produzir sempre mais.

Especificamente quanto à escrita, é necessário cada vez mais esforços para superar a triste condição de um país como o nosso, onde o labor ou a criatividade alheia às vezes parecem não merecer qualquer crédito ou o mínimo reconhecimento necessário, uma vez que notoriamente torna-se a cada dia mais difícil um escritor sobreviver diretamente de seu trabalho, e isso ocorrendo em ampla seara onde se verifica indiscriminadamente no cotidiano o uso indevido de textos, idéias, conceitos, ou seja, o famoso "plágio" ou "cópia", às vezes utilizados literalmente, sem qualquer adaptação, e de forma absurdamente direta e sem qualquer cerimônia, sem nenhuma referência à fonte.

Sabendo-se que o que está em jogo tantas vezes não é nem mesmo uma questão material, de patrimônio, mas muito mais uma questão de respeito ao direito ao reconhecimento do labor imaterial, intelectual ou espiritual, pertencente a outra órbita,  não é por isso que este bem se configura como coisa jurídica menor ou mais frágil que os bens regidos pelas regras materiais, tornando-se assim passível de ser simplesmente espoliada ao se  desprezar a esfera de sua criação. Pelo contrário, é por sua fragilidade que merece maior proteção.

Não é por, infelizmente, tantas vezes não conseguir ganhar o pão com seu trabalho nestes "Tristes Trópicos", como denominou uma vez o grande antropólogo Lévi-Strauss,  que um artista, seja em qualquer ramo onde atue, deverá abrir mão da cobrança de respeito ao que produziu, às suas elaborações originais, reflexo direto do seu trabalho e esforço contínuo de toda uma vida, seja em que gênero for. Afinal, o respeito às idéias, ao pensamento, e por extensão, à criação artística, em último ato como inflexão da ilimitada capacidade humana de se colocar dinamicamente num mundo em contínua mutação, é princípio secular inscrito até mesmo entre as garantias fundamentais da pessoa humana existentes desde a Revolução Francesa, absorvidas amplamente pelas constituições republicanas das democracias ocidentais, dentre as quais a brasileira.

----------

O que é uma licença Creative Commons?

As licenças Creative Commons servem para padronizar a forma como uma determinada obra cultural ou criativa pode ser distribuída, facilitando assim o compartilhamento e a recriação, fugindo do conhecido Copyright (ou direito de cópia) e partindo para a nova filosofia Copyleft (ou “esquerdo de cópia”), um trocadilho que indica uma nova forma de se trabalhar com os direitos autorais.

O Copyleft parte da idéia que um determinado conteúdo criado e distribuído pela internet pode ser modificado e recombinado, criando novos conteúdos. O Creative Commons padronizou algumas formas com que o Copyleft é usado. Elas são:

1) atribuiçãoAtribuição: Você pode copiar, distribuir, reproduzir e criar obras derivadas, contanto que você dê crédito ao autor original.

2) uso não comercialAtribuição-Uso não-comercial: Você pode copiar, distribuir, reproduzir e criar obras derivadas, contanto que você dê crédito ao autor original e não use essa obra para fins comerciais.

3) compartilhamentoAtribuição-Compartilhamento: Você pode copiar, distribuir,reproduzir e criar obras derivadas da original, contao que você dêcrédito ao autor original e se você alterar, transformar ou criar umanova obra, você só poderá distribuí-la sob a mesma licença.

4) não derivadoAtribuição-não derivado: Você pode copiar, distribuir, exibir e reproduzir essa obra, contanto que você dê crédito ao autor original e você não pode criar, transformar ou criar outra obra baseada na original.


5) Atribuição-Uso não-Comercial-Compartilhamento: Você pode copiar,distribuir, reproduzir e criar obras derivadas, contanto que você dê crédito ao autor original, não use essa obra para fins comerciais e se você alterar, transformar ou criar uma nova obra baseada na original,você só poderá distribuí-la sob a mesma licença. (É esta a licença que protege este blog, colocando como primeiro princípio o respeito à fonte. É permitida a utilização em certos contextos,  mas com o devido respeito ao original)


Autorização "Creative Commons" deste blog

6) Atribuição-Uso não-comercial-não derivado: Você pode copiar,distribuir e reproduzir a obra original contanto que você dê crédito ao autor original, não use essa obra para fins comerciais e não altere, transforme ou crie outra obra baseada nela.

-----------------------------

Para saber mais: Visite http://creativecommons.org/international/br/ e saiba mais sobre as licenças Creative Commons
https://pt.wikipedia.org/wiki/Creative_Commons

---------- 
SOBRE AVCTORIS e Registro Internacional de anterioridade.
https://avctoris.com/selo-de-copyright-registrado-no-avctoris/
https://avctoris.com/

----------

P..S "O Aleph", esseoficiodoverso.blogspot, declara-se  um veículo de publicação autoral de textos, poemas, ensaios, crônicas e contos ficcionais, sem qualquer vínculo com a vida real. Quaisquer semelhanças de nomes, fatos ou narrativas são apenas coincidência.