São Benedito

 


Oiá, dia do Santo Preto !

Lembrança boa, é festa

é memória histórica

Símbolo forte e necessário

num país enfraquecido 


Evocando seus poderes curativos 

para meus cachorros outra vez 

Sem querer usurpar os poderes 

de São Francisco 


Coitado do Santo, 

você nem tem culpa , Benedito!

Como acontece com frequência

ao me lembrar do valoroso Cristo

Minha raiva é mesmo contra uns devotos 

Que, desta vez sem aviso, vieram novamente 

cortar o céu com sua mácula de foguetes


No primeiro ano aqui 

eu nem sabia, estávamos

fora e os bichos pagaram o pato 


No segundo ano, as doses de calmante

não foram suficientes 

e tivemos que segurar no braço


Hoje de madrugada, alterando 

novamente a incerta data 

Todos surpreendidos achando 

que seria amanhã 


Mas veio um dia antes


Sem calmante, sem preparativos 

e tudo fora de hora e lugar

Apenas os estrondos anunciando 

uma outra espécie de fim do mundo 


Como nos outros anos 

Focinhos sangrando 

patas cortadas nas grades 


E o pior, que nem é de carne 

Ver o desespero dessas criaturas 

Os olhos arregalados 

e a expressão curiosa

me fitando aflitos

sem nada compreender


Eu 

que passei a detestar meu próprio clube

Rubro-negro pelo recente sucesso

nas campanhas


Porque nunca vi tanto foguete

quanto nos jogos do Flamengo 

(Isso 2x por semana )

E vale pra Vasco, Botafogo, Fluminense 

Porque nós capixabas nem temos time 

que presta


São Benedito é só uma vez por ano

E isso todos os anos 

ano após ano 


E eu aqui

(Olhos arregalados e aflitos)

fitando o céu

sem nada entender


Tentando lembrar 

vou me perguntando


Por quê mesmo

que existem os humanos 

(enquanto aguardo 

os fogos do reveillon)