MBL e o novo "vem pra rua"

"Nem Lula nem Bolsonaro!"

A faixa em cima do Trio Elétrico

A empáfia dessa gente 

Comparando valores e pessoas 

absolutamente díspares 


Um estadista X  um fantoche delirante 

Uma visão de mundo X o vazio absoluto

Um homem X um cuspe na cara da história


Não estaria boa a comparação sequer 

com outros do Estado Republicano 

ou candidatos da nova era

FHC, Dilma, Ciro, Alckmin, Marina 

Um discurso forjado em falsa analogia


Quem quiser que vá 

Essa mesma trupe de gente medíocre 

(As mesmas caras, valha-me Deus!)

Que há meia hora botaram tudo a perder


A mesma mídia valhamedeus!

que segue manipulando tão fácil 

o mesmo gado eleitoral de sempre 


Arando a terra pros novos capitães 

Amoedo de vantagens com seus bancos ladrões

Mandetas e Dórias , Moros e Mourões

E novos Jeffersons armados enrustidos 

querendo tomar o lugar do atual 


Arando o campo pra esse "Novo Ciro" 

Valhamedeus que criatura ambígua é 

essa, no fritar dos ovos?


Diga-me se alguém 

ainda que portador de virtudes 

não totalmente soterradas 

será capaz de , sozinho,

(virando a casaca em praça pública)

ensejar o novo beijando a mão 

do velho que sempre disse repudiar?


Não vou!

Quem quiser que vá!

E assuma depois que der merda 

(E vai dar, seguindo nessa direção)


Um segredo sabemos, e contamos:

Depois da violenta crise tanto institucional 

quanto econômica, o país não vai aguentar 

outros tantos anos desse neoliberalismo 

burro, tosco, injusto e absurdamente

concentrador de renda


Eu , rescaldado pelo ácido 

na enxurrada que veio após 

o equivocado "Vem pra rua" de 2013, 

-- do qual inclusive fui defensor 

no primeiro momento -- 

Estou fora 


Me reservo o sagrado direito 

de não ir pra rua ao lado de fascistas, 

neofascistas, golpistas de 2016 

putas capitalistas do mercado Guediano 

(com mil perdões às putas)

que ameaça ruir a qualquer instante

e novas más companhias que 

se botaram no poder, contra 

TODAS as recomendações sábias 

no pleito hediondo de 2018


Não é pra mim!

Quem quiser que vá

E assuma depois 

Quando a mais nova velha merda despontar