Hierarquias
O trágico é bruto e intermitente
O dramático, refinado e cotidiano
O cômico é o grande mistério
e ainda segue tão relegado
sem lhe reconhecerem o valor
(O poder da comédia:
Segundo Umberto Eco e
alguns especialistas, essa
foi a última e mais difícil
descoberta de Aristóteles
-- fácil de saber por que --
pelo antiplatônico que carrega
no bojo)
O humor é sensorial e anárquico
O dramático é do intelecto
O trágico é quase metafísico
O homem, animal que ri
definiria muito mais um
pertencimento do que
qualquer outro dogma
Muito mais que
"um animal que pensa "
"uma alma divina"
"um ser capaz de autodeterminação"
A percepcão do trágico
permitiu o império do medo
Guerras sem fim, religiões
As variações argumentativas
do dramático trouxeram
à tona a razão, a ciência
o amplo espectro das artes
O cômico derruba os castelos
Cartesianos e a causalidade
erigida por todas as formas
artificiais do pensamento
Não subsiste a pretensão
da verdade diante da vida
para quem aprendeu a rir
Cabe inventar, com graça
uma palavra que saiba dançar
Não subsistem as crenças
as obviedades e bóias
de salvação a quem
transpõe as barreiras
adquiridas do terror
Foi o que viu, Aristóteles
já quase no fim de uma vida
Há uma outra coisa
no fundo do que nos chega
em marretadas diárias
e só a alcançam os que
descobrem o humor
O dramático, refinado e cotidiano
O cômico é o grande mistério
e ainda segue tão relegado
sem lhe reconhecerem o valor
(O poder da comédia:
Segundo Umberto Eco e
alguns especialistas, essa
foi a última e mais difícil
descoberta de Aristóteles
-- fácil de saber por que --
pelo antiplatônico que carrega
no bojo)
O humor é sensorial e anárquico
O dramático é do intelecto
O trágico é quase metafísico
O homem, animal que ri
definiria muito mais um
pertencimento do que
qualquer outro dogma
Muito mais que
"um animal que pensa "
"uma alma divina"
"um ser capaz de autodeterminação"
A percepcão do trágico
permitiu o império do medo
Guerras sem fim, religiões
As variações argumentativas
do dramático trouxeram
à tona a razão, a ciência
o amplo espectro das artes
O cômico derruba os castelos
Cartesianos e a causalidade
erigida por todas as formas
artificiais do pensamento
Não subsiste a pretensão
da verdade diante da vida
para quem aprendeu a rir
Cabe inventar, com graça
uma palavra que saiba dançar
Não subsistem as crenças
as obviedades e bóias
de salvação a quem
transpõe as barreiras
adquiridas do terror
Foi o que viu, Aristóteles
já quase no fim de uma vida
Há uma outra coisa
no fundo do que nos chega
em marretadas diárias
e só a alcançam os que
descobrem o humor