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Goethe

Seguindo as estradas possíveis do livre pensador, o eterno dilema de Fausto acerca da valoração coletiva dos objetos que constituem a essência de qualquer ordem social; as figuras emblemáticas do bem estático e do mal dinâmico... o conflito interior entre o Mephisto que há em cada ser humano e a sua luz própria... conflito que há de ser resolvido em prol de uma vida maior. A estagnação benevolente ou as trágicas mudanças? Não se estanca uma narrativa por lembrarmos que na história desta  triste raça, guerras trouxeram mais benefícios que a chamada "paz". Isso para não falar da arte, que pressupõe quase sempre um estômago forte,  além de uma alma inquieta e guerreira. Haveria dúvidas realmente em sua concepção, sobre a razão de ser, as justificativas para a ação humana, e qualquer tipo de  preocupação com essas pequenas formigas que trafegam mecanicamente em seu contínuo ir e vir?? O poderoso e perigoso ímpeto alemão do espírito absoluto do tempo subjugando os destinos individ

Velas

Brumas de outono céu sobre navegantes terras e praias distantes espumas e água salgada rebentando na proa dessa fragata Se lhe disserem que amor é vento minta diga que amor é vela que impulsiona qualquer barco ao infinito assim como se apaga à menor brisa Ilhas perdidas ilhas me aguardem enquanto o barco se aprovisiona viver é apostar contra a brisa enfunar as velas e seguir sempre com o vento

LÓGICA DO SENTIDO

Por Marcos Oliveira Lewis Carrol é o explorador da superfície. O pensamento da aventura de Alice no País das Maravilhas. Alice é um sujeito sem determinação, uma mônada simples, alguém que promove a aventura do outro lado do espelho para se constituir feito sujeito, processo de determinação. O mundo de Alice é fantástico e obtuso, pleno não de fantasia, mas irrealidade, mundo sem sentido e significação: o espaço do não-sentido... Antonin Artaud criticou Lewis Carrol em seu poema dos peixes ao qual pretendia traduzir e que não o fez, devido a superficialidade e afetação de um efeminado, o menino que não pretendia enfrentar a condição de pai. Antonin Artaud desceu às profundidades, promoveu uma escrita da carne, do corpo, da crueldade, não dos órgãos, mas da violência e devoração, dos regurgitamentos e dos gritos... A escrita de Carrol segundo Artaud é de alguém que devia ter boa alimentação, plena de jogos lógicos, de non-sense, de humor superficial, assim feito uma menininha se desc

Verbo Mar

Por Antônio Rocha Neto Gosto de andar, mais que de correr, de ouvir, mais que de falar, de cantar, mais, muito mais que de dançar, gosto de ler, de escrever, de declamar, ... gosto de amar, gosto de mar e de rio, e rio de pensar que mar parece um verbo, como verbo é rio, exprimindo a ação de correr e desaguar no verbo mar! Toda porção de água me lembra verbo, ação, até mesmo o lânguido lago, manso, parado, com o mundo a espelhar. Eu lago, tu lagas, ele laga, ela, lagoa, nós (ela e eu) lagoamos, vós lagoais, eles lá, lagoam. Tem gente que fica oceano de um lado para o outro, sem direção, e não açude nem que sim nem que não ... mas que riacho de gente sem ribeirão! Eu não, eu sempre córrego, dia sim, dia não. É só chegar na minha beira que você vê. E se eu poço, talvez você também poça ... Mas vamos parar com tanta água, que água mata a sede, mas também pode afogar, e aí vem muito choro, que é também água a rolar! Eu gosto de verbos, gosto das águas, gosto de mar. Ah mar, ah mar,

O Poeta Especula

Por Marcos Silva Oliveira                                                                                                                                            Ser poeta para transgredir Poema que fosse choque Acordasse as pessoas -; As fizesse enérgicas.                                                                                                                                                              Poema que coubesse O amor à vida Luta de empreendedores O explodir das sensações. Poema que construísse Novo mundo. Coubesse esta esperança A transformação a definir. Que o poeta em aventura Amasse de outra forma Os bichos e o homem; A natureza e a mulher. Que a poesia rebelde Indicasse o caminho Vertente para nova tentativa Da jornada humana.

Terra adentro

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(Para  Rosa) Lâmpadas esmeraldas e águas verdes da alma por botes e  rugas de cristais e pedras _ Moço! Jamais se apreça o que entra pelos olhos nestas vidas nestas gemas em paredes de terra... Águas do chão do deserto, sertão formas em levante contínuo, escarpados: solidão. Bandeiras e coroas o domínio da selva ou como diria um grande amigo "O relegado do espaço". Geografias de gigantes abandono  que se quer nação. Gerenciar quereres e ainda continuar amado desejo apenas de não ser esquecido? Sigo, não importa. Seguir sempre como animal de sela que sempre torna ao destino de partida Destino? O que seria, pois... Navegar sem bussola, sem remo, sem tripulação essa nau dependendo demais da sorte. chuvas que não atrovoam bons presságios não trazem. Terra adentro rasgada, a natureza por testemunha e viva comida lembranças de quando não se era nada. Saudades até, pueris mas importantes estas fazendo parte daquilo que viria a ser depois,

A criança que ainda vive em nós.

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Como Treinar seu Dragão Toothless é um mortífero dragão da espécie Fúria da Noite, e Soluço, o menino Viking, descobre muito cedo que possui mais em comum com um dragão do que com o resto da raça humana. No primeiro contato, o garoto sai à caça e é, na verdade, caçado pelo Dragão, que decide não matá-lo por algum motivo. Em vez disso, foge, assustado. O menino  adota o dragão, e o este o aceita como amigo. Juntos, voam e aprendem reciprocamente coisas novas sobre  as duas raças de inimigos ancestrais: o menino sente que seu amor pelo dragão poderá matá-lo, ao domesticar e expor sua natureza selvagem e pura às barbaridades do mundo humano, e o Dragão percebe que não pode deixar seu novo amigo à própria sorte nesse mundo  inóspito. Nos dois casos, o humano é o mal que precisa ser superado. Ao final, a mbos são salvos pela coragem.

Náiades (Ou: O tormento de Ulisses)

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De repente, esse som indescritível flutuando no ar de uma loja de cd's qualquer, numa noite perdida de quarta.  Algo que chama sua atenção , o agarra e  transporta daquele burburinho caótico  típico de todos os shoppings, cativando-o de tal maneira e fazendo-o sentir que, dali em diante,  nem sua percepção musical jamais será  a mesma , nem aquela loja será lembrada somente como mais uma loja. ------------------------- Sonâmbulo Céu/Sérgio Machado/Bruno Buarque (CD Vagarosa - Latin 2009) Numa espécie de limbo O sonâmbulo anda feito pêndulo Ora pende dormindo, ora pende contra o tempo E faz deste inimigo, atrasado, correndo Justifica um vazio interno, imenso Fugas mentais ocupam os pensamentos E se torna incapaz de ocupar a si mesmo  TVs, zines, jornais, químicas num intento Bloquear os canais Domesticar seus anseios Que é bom desconfiar dos "bons" elementos Feito histórias de Moebius vão tirar sua visão E te dar olhos passivos adequados ao padrão

café da manhã

Sobre a pergunta que me fez ontem, e se a vida fosse esse jeito diferente de brincar de ser sério? Se eu estivesse num dia bom, e conseguisse deixar de lado esses péssimos humores matinais que naufragam com a minha existência antes das dez da manhã, talvez eu lhe respondesse , sem espanto, entre um gole e outro desse café amargo, que minha única seriedade na vida foi pensar, por um instante, num sentido amplo, cristalino e tangível para todas as coisas. Uma amarração dos objetos e seres e suas histórias num emaranhado inteligível de palavras explicativas, algo denso e ao mesmo tempo vivo. Não há como não falar nessa obsessiva, incansável, atávica e auto-iludida necessidade humana (que é claro,é a minha também) de ter que racionalizar os acontecimentos, como crianças em suas primeiras leituras, procurando qual a lição da historinha que acabaram de ler. Essa ansiedade pela unificação lógica entre o pensamento e as coisas, entre o mar de subjetividade que me permite ser o que sou e me

seguindo o trem

sigo matando sigo morrendo cada dia um pouco e no espaço em que lhe escrevo esta carta não há consolo não há reparação que possa desencontrar o destino certo da solidão tudo o que eu tinha era somente sua vaga lembrança entrecortada entre garrafas vazias entreachada naqueles rascunhos  no chão amassados de tocos de lápis mal lapidados, papéis mudos exterminadas plantas antes de vingada a semente sigo na linha desse trem, tropeçando enquanto penso se ainda posso alcançá-lo nado contra as correntes que nos destinam outras margens que nos desviam de nossos reais propósitos que nos fazem pensar que tudo na vida é igual e que por nada vale a pena lutar de verdade cuspam-se as implicações dos cíclicos pensamentos não há que se digerir tudo o que se come, afinal

Alice

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http://www.youtube.com/watch?v=Xq0TmSV5PB0&feature=related Amizade é um lugar ao sol ocupado por mim e por você encontra-se fora de nós mas pertence-nos  igualmente, sem se deixar arrebatar Não uma pessoa, não um objeto é calmaria e terremoto, é contradição sujeito autônomo de si mesma e ao mesmo tempo relação Amigos (e eu que não os via há tanto tempo...) a saudade chegada numa só vez, no tapa de um só dia acumulado de todos os anos faltava em mim, nesse vácuo ocupar aquele espaço que só sua presença calaria aquele espaço que é na verdade uma terceira pessoa entre eu e mim, um outro necessário impedindo que me perca

Sobre Aeroportos e Saudade

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Por Antônio Rocha Neto * Gosto muito de ficar zanzando em aeroportos. Lugar de chegadas e partidas, acolhimentos, despedidas, lágrimas de quem parte e de quem fica, de quem regressa, abraça, beija, chora e se espanta: “como esse menino cresceu!” “como você está linda!”. Faixas de boas vindas, de felicitações por conquistas, tudo isso me entretem, me diverte, me emociona e me leva a pensar na dádiva de nossa constitutiva e abençoada finitude. Sim, abençoada. Imaginemo-nos imortais: como seriam os saguões de embarque e desembarque dos aeroportos se, por exemplo, quando um filho nosso vai estudar noutro estado ou país, não nos assaltasse aquela estranha angústia de perda, aquele inquietante sentimento de “talvez última vez ...”. É a consciência de nossa finitude que nos emociona nas despedidas e nos enche de alegria a cada retorno que se realiza, e justamente porque está se realizando algo cuja realização era desejada, sonhada, esperada ... mas incerta.                                   

Que presente é esse?

Otimismo, coragem , alegria não são apenas palavras; são atitudes fundamentais de vida, sem as quais o viver se apequena, não ramifica nem lança suas sementes. Não se trata da tolice cândida de pensar superficialmente que sempre há um lado bom , ou como Leibniz, que vivemos no "melhor dos mundos possíveis", eis que o mundo realmente é cruel e trágico, sendo a vida uma  minúscula e bela possibilidade dentro de tudo que rege a matéria nesse universo desconhecido. Nosso destino era sermos somente minerais, partículas brutas ligando-se somente por razões quânticas, sem mais. Mas daí surgiu a vida, meu senhor. E tudo mudou de figura. Coisa mais inusitada e improvável.... a vida.... o orgânico, pela primeira vez, combinando partículas improváveis em situações inusitadas, rachando as montanhas de fogo, pedra e água na infância dos tempos. Fazendo-se luz em meio às trevas, e possibilitando à vida seu legado, a sabedoria misteriosa de sua duplicação mágica e a perpetuação de suas

Brincando de Deus

Então, o que restou ao homem quando soube da morte de Deus? Todo o seu teatro, toda sua representação, a maior delas, ruindo assim, por terra, e a nova vida tentando renascer sem ícones, ou quem sabe, à procura de novos... A ciência, que há muito espreitava, foi enfim chamada a ocupar o enorme espaço vazio, o vácuo representado pela multiplicidade de perguntas sem respostas que se acumulavam a cada dia. O vácuo representado por milhares de vidas, assim nascidas, como tudo a que a natureza dá à luz, sem sentido humano, a não ser o inventado. E ainda hoje esse saber tenta convencer pela atuação resumindo o nosso discurso, não o único mas o mais reverenciado no palco de horrores a que todos assistimos, mudos a nova era se desenhando, sem o mal e sem o bem, apenas frias máquinas de pensar ausentes de cores exercendo seu mister a quarenta graus abaixo de zero. A religião, como coletivas amostras esparsas de um discurso vazio que há muito se perpetuava sem porquês refu

Complexo de Roberto Carlos

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Copiado do blog http://gnt.globo.com/platb/pinkpunk  da minha filósofa favorita, Márcia Tiburi (texto publicado na  Revista Cult http://revistacult.uol.com.br/home/2011/02/complexo-de-roberto-carlos/ ) “Eu quero ter um milhão de amigos” é o famoso verso da linda canção “Eu Quero Apenas”, de Roberto Carlos. Adaptado aos nossos tempos, o verso representa o anseio que está na base do atual sucesso das redes sociais. Desde que Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, LinkedIn e outros estão entre nós, precisamos mais do que nunca ficar atentos ao sentido das nossas relações. Sentido que é alterado pelos meios a partir dos quais são promovidas essas mesmas relações. O fato é que as redes brincam com a promessa que estava contida na música do Rei apenas como metáfora. O que a canção põe em cena é da ordem do desejo cuja característica é ser oceânico e inespecífico. Desejar é desejar tudo, é mais que querer, é o querer do querer. Mas quem participa de uma rede social ultrapassa o limite d

O convalescente

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Clarice, Clarice esses dias seriam somente cinzas insípidas as pessoas se você não existisse Esse cavalo negro , brilhoso e selvagem crina longa aos ventos que ser é esse, Clarice se Deus realmente fez algo assim nesse mundo, este animal fugidio que tanto encanta e pode ser denso, meigo e cruel nunca superficial mas uma alma eternamente dona de si mesma?

dança dos elementos

Como alguém poderia estar sozinho neste mundo? como, por entre as coisas e suas substâncias, que andam aos pares entre si, de mãos dadas o humano equivocadamente se desvencilharia do inumano descolaria sua essência do mineral do animal, do subatômico perdendo-se, portanto, no vácuo de sua autocontemplação sua autopiedade narcisista ? Como deixar de ser a natureza das próprias coisas se as coisas estão aqui, impregnadas de ser em mim? Como estar só nessa paisagem de árvores dobradas ao som pelo vento pelo sol acordes dissonantes dessa harmonia profunda seu verde renitente brilhando na chuva outros escuros musgos nessas pedras E o som disso tudo, trombetas ensurdecedoras trombetas tímpanos, cielos e violinos essa grande orquestra sem ninguém por perto somente pássaros somente árvores somente o vento Plasmada nessa energia, uma liga o conduz este ser singular e vinculado à eterna dança dos elementos Ao homem não é possível estar só e isso é uma bênção

serial killer

Todo dia é preciso matar a maior parte do que vive em nós afinal tudo que ainda vive vive porque depende vive porque está sobre vive porque outra vida o alimenta de alguma forma não necessariamente umbilical É preciso matar todo dia um pouco daquilo que se é daquilo que tornou possível a existência do hoje sobre nós sob pena de não existir amanhã Ou, caso ele exista, não valer a pena Henry Miller quebrava as pontes por onde passava para não ter remorsos e, caso os tivesse (o que é bastante provável) não pudesse mais voltar atrás por uma fraqueza da vontade Um amigo me disse que era capaz de matar digo, em resposta que capazes somos todos e que matar é necessário Matar é a pré-condição da vida somos o serial killer da alma

Um outro de mim

O que faz você pensar que o que eu tenho a dizer vale a pena ser dito por alguém ? O que faz você pensar que eu tenho algo a dizer ? O que faz você pensar ? O que você  faz? O que o faz pensar? O  que  faz  você ?